Os activistas do clima podem ter ganho um novo aliado — Banksy

https://www.publico.pt/2019/04/29/culturaipsilon/noticia/activistas-clima-podem-ganho-novo-aliado-banksy-1870835



É possível que Londres tenha ganho uma nova obra de Banksy. O mural surgiu em Marble Arch, um dos espaços mais movimentados do centro de Londres, local escolhido pelos  ambientalistas da organização Extinction Rebellion para acampar durante uma semana e meia de protestos, que terminou a 25 de Abril.

Este espaço no extremo norte de Hyde Park tem agora um dos muros ocupado por uma composição que mostra uma criança ajoelhada (só um dos joelhos toca o chão) junto a uma pá e frente a um pequeno monte de terra onde parece ter acabado de plantar uma árvore. Na mão direita segura o símbolo dos activistas da Extinction Rebellion, que durante 11 dias se manifestaram em vários pontos da capital britânica denunciando a falta de acções para combater as alterações climáticas, um protesto não-violento que plantou o caos no trânsito e que resultou em mais de 1100 detenções e 69 acusações.

Junto à criança ajoelhada no novo mural que parece homenagear os esforços da  Extinction Rebellion pode ler-se a frase “From this moment despair ends and tactics begin” (qualquer coisa como “a partir de agora o desespero acaba e começa a táctica”).

Segundo a televisão britânica BBC, Banksy ainda não confirmou a autoria. A conta que tem na rede social Instagram, o seu canal habitual de comunicação, não menciona este novo mural, mas há já vários conhecedores da sua obra que, com base nas suas características e qualidade, defendem que se trata de um original deste artista cuja identidade é ainda desconhecida do público. Entre eles está, de acordo com a agência de notícias France-Presse, o negociante de arte Andrew Tetley, que vendeu já várias obras de Banksy.

A relação entre meio ambiente e cidadania tem assumido um papel sistematizador em busca de atores comprometidos com novas posturas e práticas sociais, visando a melhor qualidade de vida dos indivíduos e da sociedade. Nesse sentido, a inserção da Educação Ambiental no ensino representa uma possibilidade de orientar os indivíduos num caminho que venha a transformar os paradigmas atualmente vigentes.

A discussão teórica sobre a educação ambiental e a cidadania parte do pressuposto de que os seus objetivos não podem ser definidos sem levarem em conta as realidades sociais, económicas e ecológicas de cada local. 
Uma das medidas mais desafiantes para enfrentar o atual sistema é a capacidade de estruturar novos padrões de comportamento, atitudes e valores que venham a acompanhar as mudanças decorrentes do progresso.
Portanto, é essencial que a população faça uso do seu direito de cidadania e demonstre no seu quotidiano atitudes que manifestem a consciência ambiental e responsabilidade coletiva.

A arte é uma importante ferramenta para a consciencialização ambiental, questionando estilos de vida e exigindo mudanças de comportamento.

Quando a arte representa a ligação perturbada da sociedade com a natureza, é um grito de alerta que faz reflectir a urgência da mudança.


Porque a arte na sua essência tem o poder de transformar o mundo. 

Comentários

Postagens mais visitadas